Generosos, Egoístas ou Justos?


Como cristão não aceite ser visto como egoísta ou generoso, mas sim como nova criatura em Jesus.

Geralmente agimos de forma egoísta ou generosa. E por inúmeras vezes a sociedade promove isso, sempre vendo o egoísta como mal e o generoso como bom, sendo que na verdade os dois têm defeitos.

O egoísta é aquele que ameaça, mas não faz. Não investe, pois não gosta de errar. Procura sempre o que está pronto e tende a ser perfeccionista. É alguém que se culpa muito com erros e muitas vezes se acovarda por medo de falhar.

O generoso compartilha e investe mais, porém tende a ser vaidoso e dá ênfase ao seu ego. Pode ser muitas vezes medroso e por isso prefere ficar atrás de alguém a estar na liderança.

O egoísta tende a se destacar mais e na maioria das vezes se torna mais admirável. O generoso por sua vez não tende tanto ao destaque, pois sempre dará lugar ao egoísta.

O egoísta leva valores imediatos. O generoso avalia os valores. Um egoísta muitas vezes quer ser generoso e o generoso quer ser egoísta.

Na vida é muito fácil sermos apenas egoístas ou generosos, talvez podemos até nascer como um dos dois, porém como cristãos temos o direito de ser diferente!

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo¹”

O Justo, uma terceira pessoa
Estudos da psicologia dizem que o ser justo existe apenas em esboço e não em realidade. Porém como cristãos sabemos que podemos caminhar como justos! Temos o exemplo de Jesus, e pessoas que se tornaram história por seus diferentes comportamentos.

Em uma matéria que vi, um psicoterapeuta dizia que um egoísta casando com um Generoso irão gerar novos egoístas e novos generosos e vice-versa. Quando, como Cristãos, nos unimos com egoístas ou generosos, perdemos a identidade de Justo com o tempo. E isto nos afasta das bênçãos de Deus e até da felicidade.
Como Cristãos não podemos nos enquadrar no caráter do mundo, onde quem não tem Deus tem medo da felicidade e se apega a superstições. Porém cristãos também correm este risco, onde às vezes precisamos repetir orações, ou nos tornamos religiosos sem percebermos, nos apegando a coisas que achamos que sem elas não seremos felizes.

Ou então pensamos que por estarmos felizes estamos andando com o maligno e não com Deus. Isso faz com que não confiemos em Deus e acreditemos que ele não tem coisas boas para nos dar.
Devemos cuidar! Pois, o medo nos impede de ser felizes. O medo faz com que achemos que vamos perder nossa felicidade e nos impede de acreditar que Deus tem o melhor para aqueles que o amam! O medo nos faz apenas egoístas ou generosos! Como cristãos podemos avançar! Nem egoísta nem generoso! Mas cheios dos frutos do Espírito!


Audrey Silva- 26/08/2008

¹II Corintios 5:17



Baseado em uma entrevista com o psicoterapeuta Flavio Gikovate e de seu livro “Super Dicas Para Viver Bem e Ser Feliz”.

Tags: , , , , ,

3 comentários para “Generosos, Egoístas ou Justos?”

  1. Mel disse:

    Puuxa é verdade!
    Santo como Deus é Santo,
    Justo como Deus é Justo
    ;D

    Beijos!*
    Mel

  2. Eduardo disse:

    Eu achei essa postagem a melhor até agora, hehhe…

    Abraço a todos que passam pelo site da rede!!!
    Eduardo

  3. barbara disse:

    É verdade! Temos que saber ter o equilíbrio que Deus nos dá e saber usá-lo para ser justo. Nem egoísta, nem generoso! Justo como Deus é justo e nos criou para ser!

    :> barbara

Deixe um comentário