Abraão, Isaque, Isaque, Abraão eis a questão

Gênesis 22:2 – Acrescentou Deus: Toma teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei…

Gênesis 22:13 – Tendo Abraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifres entre os arbustos; tomou Abraão o corneiro e o ofereceu em holocausto, em lugar de seu filho.

Na pele de quem gostaríamos de estar: de Abraão que vai sacrificar seu único filho ou na de Isaque que vai ser sacrificado? Vemos Abraão andando no caminho da provação em direção à vontade de Deus. E ao mesmo tempo olhamos Isaque no caminho da confiança, confiando que o seu pai tem o melhor para ele, e é essa confiança que o faz crer em um Deus real.

Isso nos mostra que:

– Não é porque estamos sendo provados que não confiamos, mas sim que Deus usa as nossas provações para formar a nossa confiança.

– E não é porque confiamos que não podemos ser provados, mas a nossa confiança é formada quando vencemos as provações.

Abraão e Isaque, provação e confiança, ambos não somente andam juntos, mas se cruzam em um lugar no monte: no altar da provisão, no lugar onde a vontade de Deus se manifesta.

É no altar que Deus se manifesta tanto na vida de Abraão como de Isaque, é no atar que as nossas provações e convicções ganham sentido. É no altar que o cordeiro de Deus, Jesus, não só toma o seu lugar, como dá sentido a nossa vida e pode nos alegrar na provisão do Pai.

Se estamos sendo provados ou se a nossa confiança em Deus nos traz vitória, é no altar que podemos entregar tanto um como outro, crendo na provisão de um Deus que se alegra em nos abençoar. Mesmo que seja com provações.

Um abraço,

Pastor Francisco

(Gênesis 22: 2-19 )

Tags: , , , , , ,

5 comentários para “Abraão, Isaque, Isaque, Abraão eis a questão”

  1. Agnaldo Rodrigues do Carmo disse:

    – PARABÉNS PASTOR PELO COMENTÁRIO PERFEITO, JÁ REALIZEI PEÇAS TEATRAIS NA IGREJA COM ESSE TEMA, E FOI MUITO BOM PARA MEU CRESCIMENTO ESPIRITUAL. PARECE QUE O SENHOR ANTES DE FAZER O COMENTÁRIO VIU NOSSO TEATRO, FOI DESSE JEITO MESMO EU SOFRI NA HORA DE ANDAR COM O JOVEM PELO CAMINHO NA IGREJA CARREGAR A LENHA PEGAR O CUTELO, NOSSA SÓ QUEM ESTA NESTA PROVAÇÃO SABE O QUE DEUS QUER, MAIS UMA VEZ O SENHOR ESTA DE PARABÉNS.

  2. byah disse:

    ótimo esse resumo, bom mesmo!

  3. BEATRIZ PEREIRA KREIN disse:

    SOU CATEQUISTA E DEIXEI A BIBLIA PARA DAR UMA OLHADA NA INTERNETE E BUSCAR MAIS SOBRE ABRAÃO. QUE LINDO EU VIVE ISSO , QUISERA EU ESTAR NOITE DIA EM CONSTANTE ORAÇÃO EM CRISTO. QUISERA QUE TODOS COMPREENDESSE A PALAVRA DE FORMA E MODO TÃO CONTUNDENTE. VOCÊ É REALMENTE ABENÇOADO. OBRIGADA POR EXISTIR E APLICAR TÃO BEM O DOM QUE DEUS LHE DEU. UM GRANDE ABRAÇO. BEATRIZ.

  4. Bom, já que estamos em familia…
    PaIstor…em Gênesis 12:2 está uma promessa q Deus me fez a uns 2 anos…sábado eu recordei dele ao ouvir sua palavra…Mandou muito bem, já tava sentindo falta de ouvir você pregando!
    Quero ser que nem você quando crescer!
    Hauhauhauh

  5. Pra. Mari disse:

    Chuchu…
    Mandou bem… show! Seu texto arrebentou.
    Love you.

Deixe um comentário