Legalismo x Graça de Deus

O antídoto para o legalismo é graça. Graça significa que não temos que merecer o amor de Deus ou seu sorriso. Deus está sempre sorrindo para nós.

(Adaptação do texto de Rick Warren)Legalismo

Legalismo é um exterminador da alegria no ministério. Ele destrói a alegria natural que vem de servir os outros em um ministério, como nunca vi. Já vi mais ministérios arruinados por causa do legalismo do que por qualquer outra coisa.

O que é legalismo? Legalismo acontece quando substituímos nosso relacionamento com Cristo pelas nossas regras e rituais. É uma armadilha sutil que tira o foco do que Deus fez por você e, vagarosamente, coloca o foco naquilo que você fez por Deus.

Em Filipenses 3, Paulo nos fala sem rodeios que experimentou o legalismo. Neste processo, ele mostra 5 formas diferentes em que incorreu como um legalista – formas que ainda nos persegue em nossos dias.

O problema para muitos de nós no ministério é que, sutilmente, mudamos nossa perspectiva de o que Deus fez por nós, para o que estamos fazendo para Deus no ministério. Isto é perigoso, muito perigoso. Deus não o amará nem mais e nem menos não importa como você o sirva. Deus o aprova, mas não pelo que você faz. Ele o aprova pelo que Cristo já fez por você. Isto é graça.

A vida cristã não é um ritual e nem é sobre leis, é sobre relacionamento. Religião é baseada em desempenho, mas o Cristianismo é baseado em uma pessoa, Jesus Cristo.

Gostou? Leia o texto na íntegra


Tags: , , ,

Um comentário para “Legalismo x Graça de Deus”

  1. marcio jose vaqueiro disse:

    creio na graça salvadora de cristo mediante a fe

Deixe um comentário